quinta-feira, 6 de maio de 2010

Entre gnomos,elfos e nosferatus


De uns tempos para cá tenho notado um mote quase que constante em nossa cultura pós-moderna. Parece-me que se tornou recorrente em nossos livros, filmes e revistas a presença de reinos encantados povoados por criaturas fantásticas e míticas. Os cultuadores do estilo, nerds e tiozões, comentam os episódios decorando os nomes das criaturas e entidades; religiosos paranóicos chamam atenção para uma teoria da conspiração a propagar mensagens subliminares enaltecendo valores e símbolos da demoníaca nova era; "hipongas" sobreviventes do Woodstock aproveitam a onda para descolar um troco vendendo incensos, ervas e fazendo mapa astral.

A par de discussões teológicas e filosóficas o certo é que abundam elfos, anões e orcs nas páginas oníricas de Tolkien; pululam dragões, fadas e duendes nas películas clichês da rainha dos baixinhos; vampiros góticos-vegetarianos fazem poemas de amor; coelhos soturnos dividem espaço com bruxas liliputianas nas telas noir de Tim Burton, e por ai vai…

O mundo fantasioso do faz-de-conta nos provoca tanta curiosidade e frisson que alguns olhos menos atentos não se dão conta dos pequenos reinos idílicos e mundos encantados habitados por personagens surreais também existentes, aqui mesmo, no nosso dia-a-dia. Não estranhe caro leitor se por acaso cruzar com um gnomo barbudo lendo jornais no shopping ou topar com um ogro ao tomar a lotação, medusas então, estas nem se o diga, encontramos aos montes. Você mesmo deve estar ao lado de uma com uma máscara facial ordenando que jogues o lixo para fora.

Ainda outro dia li nos jornais que uma jovem após fazer os exames pré-natais e laboratoriais em uma unidade de saúde municipal de Belém ficou espantada quando após a cesariana descobriu que o bebê não estava lá…Ora, só pode ter sido raptada pelo monstro do armário ou algum ciclope ou duende perneta. Talvez tenha sido teletransportada para ilha de LOST e esteja na companhia do padre voador e seus balões coloridos. Nada há de estranho nisto, apenas não estamos acostumados a identificar tais seres fantásticos em nossa volta.

Quanto há de semelhança entre a Procuradora acusada de seviciar a garota em sua guarda com a bruxa de joão e maria, olhando diuturnamente seus dedinhos para ver se já estavam gordinhos? Desconfio até que seja sua prima afastada ou seja sua tia-avó de Piracicaba. Que Carochina que nada….

Falando em semelhança,digam se o presidente do Senado italiano pego dormindo ao ser entrevistado em um programa não está mais para um Nosferatu ou um Dr. Caligari digno do expressionismo alemão?


O que dizer então do pernambucano analfabeto que passou no concurso público? Essa é simples, possuía a bola de cristal. Como uma tetraplégica consegue andar na novela das 8? Pozinho de pirlimpimpim. Como impedir o impacto ambiental no golfo do méxico? Ora, chamem o Avatar….


Um comentário:

Quer comentar? A discussão está aberta à liberdade total e irrestrita.